CAPÍTULO XI – LIVRO IMITAÇÃO
DE MARIA
DE COMO CONSIDERAR A
VERDADEIRA GRANDEZA
Infinita é
a diferença entre as distinções do mundo e as que têm a graça como princípio. Riquezas
imensas, palácios soberbos, servos sem conta, anunciam a grandeza dos reis. O
desprezo do mundo, o horror ao pecado, o amor de Deus eis o que anuncia a
grandeza do justo. A verdadeira glória, o verdadeiro mérito, o "tudo para
o homem" consiste "no temor de Deus e na observância dos seus
mandamentos" (Ecl 12,13).
O Anjo enviado
a Maria pelo Senhor lhe disse: "eu te saúdo, Maria, cheia de graça - o Senhor
está contigo".
Que elogio
mais glorioso poderia fazer da Virgem? Aquele a quem se pudesse dizer: "achaste
graça diante de Deus", és agradável aos olhos de Deus, seria certamente
digno de todos os louvores dos Anjos e dos homens.
Ao tempo em
que o Anjo foi enviado a Maria, reinavam "Augusto" e "Herodes".
Mereceram ser chamados grandes, poderosos, magnânimos, mas o que eram eles em face
de Deus, o Único Juiz equitativo da verdadeira grandeza?
Uma virgem,
escondida em sua solidão, em Nazaré, era infinitamente mais digna do que eles
de todos aqueles grandes elogios. A sólida grandeza não se mede pelas vãs
ideias dos homens, senão pelas de Deus.
Diante de
Deus, só Ele é grande; depois dele só é grande o que a Ele diz respeito. Que
valem todos os heróis que o universo admira, ao lado dos grandes homens que a
religião forma pelas virtudes? "Bem mais glorioso é dominar paixões que
povos" (Pv 16,32). Bem mais custoso é vencer-se a si mesmo que conquistar
vitórias sobre os outros.
O maior
vencedor é o vencedor de si próprio. Das lutas a mais meritória é a do virtuoso
contra o pecado, do homem racional contra o animal.
Um
verdadeiro cristão não deve ser visto como um desses heróis que devem o seu heroísmo
a uma ocasião fortuita, heróis de um dia apenas. Tem de ser um herói de toda a
vida.
Sua glória
está em remover todos os obstáculos que se lhe opõem assim como a sua
finalidade consiste em possuir o seu Deus e nele repousar.
Porventura,
maior honra haverá do que a de servir a Deus e de lhe pertencer? "Servi-lo
é reinar".
Ao falar de
Abraão, de Moisés, de Davi, dos maiores homens que apareceram sobre a terra, a
Escritura os denomina "Servos de Deus". Só este título abrange os
demais; nada valem os outros todos comparados a ele. Tão elevada é a qualidade
de "Servo de Deus" em relação à de rei ou soberano, como elevado se
acha Deus em relação aos soberanos e reis.
Ó Rei
Imortal, Mestre Soberano do Universo, para vós é que fui criado, e somente para
Vós!
Poderá quem
Vos conheça desperdiçar com objetos outros as suas homenagens? Poderá quem Vos
conheça deixar de estimar infinitamente a condição daqueles que Vos servem? Que
glória igual para o homem, criatura tão miserável em si mesma como, para sua
maior honra, Vos servir e vos "amar"?
Fazei
Senhor, que por graça vossa eu possa compreender como uma pessoa comum, reservadamente,
numa vida oculta como a de Maria, todas as vossas vontades, faz algo mais
glorioso e imenso que tudo isso que é tido na conta de imenso e glorioso no
conceito de um mundo insensato e "cego"!
A honra, a
nobreza, a glória ligada ao vosso serviço inspirem em todas as minhas ações uma
grandeza d'alma, uma generosidade e uma perseverança dignas do Mestre a quem
sirvo.
ESCUTE ESTA RÁDIO!