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Humildade - Por Santo Afonso de Ligório
Segui o exemplo de Sta. Catarina de Senna. Quando era tentada de
vanglória, humilhava-se; e quando acometida de desânimo, confiava
em Deus, pelo que o demônio lhe disse um dia com raiva:
“Maldita tu e maldito quem te ensinou esse meio de me vencer.
Não sei mais como te apanhar”. — Assim, pois, quando o inimigo
vos disser que para vós não há perigo de cair, tremei, pensando
que, se Deus vos deixa um instante, estais perdidas. Quando fordes
tentadas de desânimo, dizei com Davi: Senhor, pus em vós todas
as minhas esperanças, confio que não serei confundida, privada da
vossa graça e feita escrava do inferno.
Considerai-vos como o maior pecador que existe na face da terra.
As almas verdadeiramente humildes são mais esclarecidas da
luz celeste, e como conhecem melhor as perfeições de Deus,
também vêem melhor as suas misérias e os seus pecados.
Dai vem que os santos, cuja vida era tão exemplar e tão
diferente da dos mundanos, se diziam, não por exagero, mas com
verdadeira convicção, os maiores pecadores do mundo.
— Assim se julgava S. Francisco de Assis. — S. Tomas de
Vilanova era continuamente assaltado de temor, pensando, dizia ele,
nas contas que havia de dar a Deus pela sua má vida.
— Sta. Gertrudes considerava um milagre não se abrir a terra
debaixo de seus pés, para engoli-la por causa de seus pecados.
— S. Paulo eremita derramava lágrimas, dizendo: “Ai de mim
pecador, que não mereço ter sequer o nome de monge”.
— O bem-aventurado padre Mestre Ávila refere a este
propósito que uma pessoa de grande virtude, tendo rogado a
Deus lhe fizesse ver qual era o estado de sua alma, obteve a
graça pedida e a viu tão disforme e abominável, embora só
tivesse cometido pecados veniais, que exclamou: Senhor,
por misericórdia, tirai-me de diante dos olhos essa figura monstruosa.
Guardai-vos, pois, de vos preferir a quem quer que seja. Basta
Guardai-vos, pois, de vos preferir a quem quer que seja. Basta
um julgar-se melhor do que os outros, para se tornar o pior de
todos, assegura Trithemio. Assim também basta que alguém
creia ter grandes merecimentos para perder os que tem e não ter
mais nenhum. O principal merecimento da humildade consiste
em crer um sinceramente que não tem nenhum direito adquirido
e que não merece senão afrontas e castigos.
Os dons e graças que Deus vos tem concedido não serviriam
Os dons e graças que Deus vos tem concedido não serviriam
senão para vos fazerem condenar com maior rigor no dia
do juízo, se abusásseis desses dons, elevando-vos acima dos outros.
Mas não basta não vos antepordes à nenhuma; é preciso, como
já ficou dito, considerar-vos a última e a mais indigna de todos
os vossos irmãos. E porque? Primeiramente, porque conheceis
sem dúvida os muitos pecados que tendes cometido, e ignorais os
pecados dos outros; e, ao contrário, sabeis que nada possuis, e não
conheceis muitas virtudes ocultas. Além disso considerai que, com
as luzes e graças que o Senhor vos prodigalizou, já devíeis ser um
santo. Oh! se Deus houvesse dado tantas graças a um infiel, talvez
fosse já um serafim; e vós ainda estais tão atrasado e tão cheio a
imperfeições e defeitos!
O Espírito Santo nos dá esse aviso: Há alguns que se fazem de
O Espírito Santo nos dá esse aviso: Há alguns que se fazem de
humildes, só serem tidos e louvados por humildes e para
não serem repreendidos e humilhados. — Mas, diz S. Bernardo,
procurar louvores das humilhações não é humildade, porém
destruição da humildade; porque, deste modo, a mesma virtude
torna-se uma fonte de soberba.
Na teoria, dizia S. Vicente de Paulo, a humildade tem uma boa
Na teoria, dizia S. Vicente de Paulo, a humildade tem uma boa
aparência, mas na prática é horrenda, porque a verdadeira humildade
consiste em amar as objeções e desprezos. Pelo que notou S. João
Clímaco, que, para ser humilde não basta dizer que se é mau, mas
também é preciso alegrar-se de ser tido por tal pelos outros e de
ser por isso desprezado. Eis as suas palavras: “É bom que tu digas mal de ti, mas é melhor que, quando ouvires dizer isto por outrem, tu o
confirmes, não te ressentindo, e até alegrando-te com isso.
— Antes já o escrevera S. Gregório: “O verdadeiro humilde
confessa-se pecador, e quando lhe censuram as faltas, não as nega mas reconhece”.
Enfim, S. Bernardo exprime o mesmo pensamento nestes termos:
Enfim, S. Bernardo exprime o mesmo pensamento nestes termos:
O verdadeiro humilde não pretende ser louvado por humilde, mas
quer ser tido por vil, defeituoso e desprezível e se compraz
de se ver humilhado e tido na conta em que se estima. Dai
vem que a humilhação o torna mais humilde, diz o mesmo Santo
doutor: Muda a humilhação em humildade.
Santo Afonso de Ligório no livro A Verdadeira Esposa de Cristo.
Santo Afonso de Ligório no livro A Verdadeira Esposa de Cristo.
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