Translate

Castelo Interior Ou Moradas - Santa Teresa D'avila



I MORADA

CAPÍTULO I

1. Criados à imagem de Deus – alma: castelo de cristal com muitos aposentos. 2 - Rude seria se nada soubéssemos dos nossos pais, nem nisso nos ocupássemos. Assim também não cuidarmos quem somos, que m é Deus (tudo se vai na cerca deste castelo – corpo). 3 - No centro do Castelo, a morada principal: aí Deus pode-se-nos comunicar mais ou menos já nesta vida. 5- Como entrar no Castelo? 6 – Quem não ora assemelha-se a tetraplégico. 7 – Porta do Castelo: Oração e reflexão. Quem repete orações, sem pensar no que diz e a quem, não oração. 8 – Paralítico da piscina Probática. Algumas pessoas, à pressa, de vez em quando, pensam quem são e encomendam a Deus os seus negócios. Reconhecem que têm que mudar. Entram no rés do chão, mas com ela vai a bicharada, que a não deixa sossegar.

CAPÍTULO II

1. O cristal é para a luz. Se fumado, impede-a. É o que acontece a quem peca mortalmente: prefere o diabo a Deus. Tudo fica em trevas. 2 – Fonte cristalina deixa correr regatos cristalinos tal é a pessoa em graça: árvore plantada na fonte da vida, ao contrário do que está em pecado. 3 – Cristal tapado com pano negro não brilha ao sol. 5 – Fruto do dom de Deus: seu temor e humildade: todo o bem dela procede. 8 – Circular por todas as moradas, mas com conhecimento próprio e humildade. Estas percebem-se melhor, a partir da morada principal e não de onde anda bicharada, a primeira, que é do conhecimento próprio. 10 – Proximidade da luz faz ver melhor as trevas e entendimento e vontade enobrecem-se junto de Deus. 11 – Esta morada é muito importante e será para seguir, livrando-se da bicharada. Não convém prender-se a si, distorcendo o conhecimento, mas pôr os olhos em Cristo. Aí será humilde. 12 – Esta morada tem muitas secções. Entra-se de muitos modos, mas as artimanhas do mal são imensas, para que se não siga adiante. Precisa-se de toda a ajuda de Deus, Maria e Santos. 14 – Apesar de haver luz, como alguém que entra com terra nos olhos, não a pode ver. Esta são as coisas mundanas que traz consigo. Precisa de se libertar, para seguir adiante. 15 – O mal assedia, em quase todas as moradas, disfarçado em Anjo de luz. 16 – O falso zelo pode lesar a caridade. 17 – Perfeição: amor de deus e do próximo. Cada um olhar a si mesmo.

II MORADA

CAPÍTULO ÚNICO

2. Aqui as pessoas que oram ordinariamente e percebem o bem que é prosseguirem, sem ter deixados os negócios. É bem que se afastem da bicharada, nem que seja por pouco tempo. Sofrem muito, por ouvirem o chamamento, mesmo caindo em pecada (ao contrários da morada anterior que são como surdos-mudos). Sofrem, pela doçura da voz que chama. 3 – através de diversas mediações. Não devem desanimar, porque é dom e a paciência de Deus, imensa. Importa perseverar, apesar de tudo. 4 – Razão, fé, memória e vontade conjugam-se em mostrar que deve amar a quem ama sempre, mas sente vontade de voltar atrás. 5 – Que a maioria ignore isto e a pouca fé deitam tudo a perder. Parece que todo o inferno se une para fazer que retroceda. 6 – Vencerá mais rapidamente, se for determinada e se buscar a companhia dos que vão adiante. 7 – Alguns querem já recompensa com dons, é como quem constrói casa sobre a areia. Ruirá. Aqui há que agarrar-se à cruz, pois ela é que libertará. Se Deus der gozos, agradeça. 8 – Quem conformar a sua vontade com o querer de Deus estará mais seguro. 9 – Convém esforçar-se, pois Deus permite securas e talvez alguma queda, para que nos conheçamos e mostremos o nosso arrependimento. Não desanimar e buscar paz dentro de si. Lembrar-se que é pior recair do que cair. Confiar na misericórdia de Deus, que leva as almas de morada em morada. 10 – Tudo isto não se consegue à força de braços e convém tratar com pessoas experimentadas. 11 PORTA: ORAÇÃO. Não se pode chegar ao céu, sem se chegar a nós mesmos, conhecer-nos e implorar misericórdia. 12 – Jesus disse que Ele é o Caminho para o Pai. Por isso temos que olhá-lO e fazer obras que nos acreditem. Elas servem, unidas aos merecimentos de Cristo, pois o servo não é maior do que o Senhor.

III MORADAS

CAPÍTULO I

1. Se vencer a luta, o Senhor condu-lo à morada seguinte e adiante, se não voltar atrás. 2 – Não podemos depor as armas, pois não estamos em segurança. Muitos pecaram, depois de terem experimentado o Senhor. Não estamos seguros. 4 – FELIZ O QUE TEME O SENHOR. 5 – Aqui está quem evita todo o pecado, faz penitência, obras de caridade. Não basta querer como o jovem rico, mas também fazer. 6 – Determinadas a não pecar, "muitos querem entrar na câmara do Rei", sem o merecerem; creio isto falta de humildade. 7 – Sendo como o jovem rico, como queremos arrebatar o prémio? O Senhor prefere, contudo, às obras, a determinação da nossa vontade. 8 – Devemos determinar-nos a viver, deixando tudo, sem esperar troco: desprendimento e humildade. 9 – As securas devem trazer paz e humildade (muito mais do que os gostos, que são dados aos fracos).

CAPÍTULO II

1. Pessoas que servem ao Senhor e se deixam perturbar, sem perceber que é imperfeição. 6 – Importante exercitar-se nas virtudes, abandonar-se nas mãos de Deus e humildade. 7 – Aqui a vida é muito equilibrada em muitos aspectos. O amor é bem racionalizado. Podendo fazer uma viagem numa semana, como gastar um ano, com intempéries, perigos de quedas e morte, devido às serpentes venenosas? 8 – Ofendemo-nos com tudo, tudo é senso e cuidado de si. Falta humildade. Deveríamos querer que nos tenham pela mais ruim. 9 – Estamos cheios de nós e isso impede de ir adiante. O Senhor, como justo, compensa-nos com regalos superiores aos que deixamos, para incentivar que vamos avante. 10 – A perfeição não se identifica com gostos, mas com amor, justiça e verdade. 11 – Os dons e deleites de Deus trazem amor, fortaleza e virtudes. 12 – Conta muito, para quem aqui está, exercitar a prontidão na obediência. Contemplar os que voam leva-nos a querer imitá-los. Convém fugir das ocasiões de ofender a Deus, porque perto da porta e a fortaleza é pouca. 13 – Olhar para as próprias faltas, deixando as alheias.

IV MORADA

CAPÍTULO I

1. É uma morada muito bonita 2 – Já está mais perto do Rei. Não é preciso ter estado muito tempo na anterior. Deus dá-o a quem quer, quando quer e como quer. 3 – Raramente entra aqui a bicharada, mas se entra até deixa lucro, porque existe guerra e será bom que existam as tentações. 4 – Os contentamentos são efeito do próprio esforço virtuoso e ocorre naturalmente, donde chegam a Deus. 5 – Os gostos têm origem em Deus e envolvem a natureza, dilatando o coração. 6 – Se Deus o concedem, louvem-no e não o deixem para voltar à meditação. 7 – Mais que pensar, a questão é amar, portanto façam o que leve ao amor. O AMOR, diferente do nosso gosto, é DETERMINAÇÃO em contentar a Deus, evitar ofendê-lo e pedir-lhe a extensão do REINO de Cristo. 8 – A imaginação é louca, não faz parte das potências da alma, que se centram em Deus. 9 – Grandes danos por ignorância e não perguntar sobre as coisas da oração. 10 – Deixar a oração seria do agrado do mal. As potências (vontade e entendimento) estão centradas em Deus, enquanto a imaginação anda na cerda do castelo. A alma quieta em Deus, enquanto a cabeça está cheia de ruídos (do diabo) de toda a espécie. 11 – Eles vindos do mal, não devem perturbar-nos. 12 – O maior estorvo é pôr estorvo à obra que Deus quer fazer em nós. 14 – Saber causas: natureza, pecado, demónio, fraca imaginação, para não se culpar.

CAPÍTULO II

1. Consolos espirituais com efeitos corporais incontroláveis, mas deixam consolo. 2 – Gostos de Deus (oração de quietude (V.14,15; C.31). 3 – Alegoria das duas pias: uma recebe a água canalizada desde muito longe (contentos); a outra (gostos) vem directamente da fonte, dada por Deus, envolve o corpo e traz paz, quietação e suavidade. 5 – Se nem a nós nos entendemos, como pensamos entender a Deus? 6 – Essa água traz consigo bens indizíveis; como uma braseira, onde se lançam perfumes, que tudo penetram: o corpo participa. Isto não vem de nós, por muito que nos esforcemos. 7 – As obras devem mostrar os efeitos da oração. 10 – Condições: amar desinteressadamente; não é humilde quem achar que o pode ter merecido; preparação para eles: desejar sofrer com o senhor por O ter ofendido; Deus prometeu-nos o céu, depois da morte se cumprirmos (não gostos); não é efeito dos nossos esforços na oração. Se nos humilhamos e desapegamos, o Senhor no-la dará.

CAPÍTULO III

1. Precede-a a oração de recolhimento. 2 – Sentidos e potências, tendo saído, reconhecem a própria perdição e rondam o castelo. Um silvo do Pastor fá-los entrar. 3 – Esta oração, que sucede quando deus quer, é de grande ajuda. 4 – Convém reconhecer o dom e dar graças, pondo-se atentos ao que Deus quer. 5 – Nestas coisas do espírito, quem menos pensa e menos quer fazer, faz mais; implorar diante do Imperador e esperar de olhos baixos, humildemente; procurar calar, se perceber que nos escutou; Pedir e ficar na sua presença, pois Ele sabe o que nos convém. Suavidade, pois qualquer violência estorva. 7 – O esforço de não pensar leva-o a galopar. 8 – Esqueçamos os regalos e lembremos a honra e a glória do Senhor. Quando Deus quiser, o entendimento pára. Lembre-se que está diante de Deus e quem é este Deus (recolhimento). Nesta fonte o entendimento fica atontado, pelo que não convém fazer caso dele. 9 – Efeitos da oração de quietude: fonte que, ao nascer, se torna lago: Grande confiança em Deus, diferente do medo do inferno; sim de O ofender. Não teme perder a saúde com penitências, acha que tudo pode por Deus. Alguma vez até deseja sofrer e fazer algo por Deus. Conhece a própria miséria e desvaloriza os prazeres mundanos, face aos gostos de Deus. Cresce nas virtudes, caso não volte atrás. Na perseverança está todo o bem. 10 – Quem aqui chegar fuja das ocasiões de ofender a Deus (semelhante à criança de peito, que deixando de mamar, morre). O diabo faz muito mais com estas pessoas do que com outras, pois sempre levam outras consigo. 12 – As coisas de Deus não duram tanto tempo e ganha-se muita força interior. 15 – Aqui chegam muitas almas, mas também a natureza, pelo que o demónio pode fazer muito mal.

V MORADA

CAPÍTULO I

1. É difícil de dizer, pois são coisas do céu. Aqui entram bastantes. 2 – É graça de Deus chegar ao umbral. Entram a diferentes níveis. Poucas dispostas a achar a pedra preciosa. Não se falhe por culpa própria, pois é possível. 3 – Todos chegam, dando cem por cento do que são. Para chegar importa muito não ter nenhum descuido. Suplicar muito para que não nos falte por nossa culpa, mostre o caminho e dê graças para cavar até chegar ao tesouro, já que é possível. 4 – Deus porém, exige tudo: já se não sabe de nada, pois tudo está morto, para só ficar com Deus. É estar no corpo sem estar já nele. 5 – Nada de bicharada, por fina que seja, entra aqui. O demónio não ousa aproximar-se, pois Deus e alma estão unidos, sem que o entendamos. Deus pode agir, sem estorvo. 6 – É na medula que acontecem e em nada se assemelha às uniões carnais. 7 – Apresentará um argumento para que não haja engano. Mesmo sem experiência, os letrados sabem-no. 8 – Quem não acredita que Deus tem meios para se comunicar com as criaturas, não o gozará. Não ajuizar aqueles que o vivem. Louvar o Senhor. 9 – Sinal certo: Deus grava-se-lhe de tal modo, que não pode duvidar que Ele está ali. Porém a alma atontada, não o percebe, só posteriormente. 10 – É certeza que só Deus pode dar. Quem não ficar com a certeza é porque o não viveu. Teresa entendeu que Deus está em todas as coisas, em presença, essência e potência. 11 – Quem não possuir esta certeza é porque Deus não esteve de facto desse modo. Não procurar entender, pois o nosso entendimento não o capta. Saber que Deus é todo poderoso. 12 –Deus introduz a alma na adega e mete-se dentro dela. Só quer que se lhe renda a vontade. Os sentidos não estão activos, mas adormecidos. 13 – O Senhor pode introduzir-nos na adega. Nós não, por muito que façamos. Deus entra, como na Ressurreição, no centro da alma. 14 – Veremos muito, se apenas quisermos ver a nossa miséria e que de nada somos dignas.

CAPÍTULO II

1. Aqui só podemos dispor-nos, para que Deus possa operar. 2 – Alegoria do bicho da seda. Sementes, com o calor, nas folhas de amoreira, começam a viver e, crescidas, começam a tecer o casulo, onde se encerram e morrem como larvas, saindo uma bela borboleta branca. 3 – Lagarta morta por descuido e pecados, com sacramentos, leituras, sermões e meditações começa a viver, pelo calor do Espírito e cresce pelas boas meditações. 4 – Cresce e fabrica a seda e o casulo, que é Cristo, onde morrerá. 5 – Deus torna-se a nossa morada (oração de união). Deus é a morada fabricada tirando e acrescentando de nós, para nos metermos nela, podendo o Senhor juntar a sua grandeza ao nosso nada. 6 – Tecer o casulo é despojar-se: do amor e vontade próprios; desprender-se das coisas da terra; fazer obras de penitência, oração, mortificação e obediência. 7 – A lagarta que morre para o mundo, metamorfoseia-se numa borboleta branca, cujos efeitos são: louvar o Senhor - morreria mil mortes por Ele; padecer muitos trabalhos; desejar solidão e penitência, que todos conheçam a Deus e ter pena de que seja ofendido. Quem aqui chegou e se esforça verá grandes coisas. 8 – Com asas, pode voar. Por ter estado com Deus, não sabe onde pousar e o que fazia antes, agora é nada. Forte, cansa-se de negócios e parentes. O verdadeiro descanso não vem das criaturas. 9 - É dom de Deus que não pode repetir, por si. Muitos trabalhos, por não encontrar descanso nas coisas da terra. 10 – Tem cada vez mais trabalhos, embora com paz e contentamento. Nasce-lhe o desejo de sair deste mundo e único alívio é saber ser vontade de Deus que viva. Não está tão rendida para se conformar de todo. Tem pena das ofensas a Deus e dos infiéis, de que Deus não é amado. 11 – Há bem pouco apenas se preocupava consigo. A pena daqui sai das entranhas e como que despedaça a alma. Que filhos de Deus e irmãos seus se percam, consome muito. 12 – Deus ordenou-a na caridade, por isso rendeu-se-lhe e só quer que faça dela o que quiser, saindo dali, marcada com o selo (ela a cera). 13 – Para que a alma se conheça de Deus Ele dá-lhe o que deu a Jesus: zelo ardente. 14 – Quanto não sofreria Jesus, pois a sua vontade era a do Pai? Deveria sofrer mais antes, que na Paixão, quando se via o fim dele. Grande deleite em sofrer e padecer a vontade de Deus.

CAPÍTULO III

1. Avançar no conhecimento próprio e no serviço do Senhor. Se não torce os mandamentos, como a borboleta que saiu do casulo, deita sementes (dom para frutificar: dar calor), que viverão enquanto ela morre para sempre(grande dom do Senhor). 2 – Única segurança: não se afastar da lei de Deus, obedecer. 3 – Pode alcançar-se (mesmo a quem Deus não deu dom regalado), atando a própria vontade à de Deus (verdadeira união). 4 – Há penas que, como os contentos não chegam ao centro de nós. 5 – Para chegar aqui, é preciso que a lagarta morra à nossa custa, com muitos trabalhos, que são o preço da vitória. A união regalada ajuda e dá força. A verdadeira é bem à nossa custa, mas o prémio será maior. 6 – Muitas lagartas entram connosco no convento: amor próprio, própria estima, julgar os outros. Cumprindo o essencial para não pecar, nunca lá chegaremos. 7 – Sua vontade: que sejamos perfeitas, para sermos uma com o Pai. Para aí chegar, temos o dom: JESUS. Exige-se: AMOR DE DEUS e do PRÓXIMO. 8 – Ponto de partida: AMOR DO PRÓXIMO. 9 – O amor do próximo sai da raiz do amor de Deus. Esforcemo-nos nas obras, mesmo pequenas e deixemos uns desejos a monte que temos na oração. O demónio tudo fará para nos convencer que temos o que não temos. As virtudes fingidas trazem vanglória. 10 – O demónio tudo faz para nos enganar, já que somos ignorantes, nem distinguimos imaginação de potências. Essencial: AMOR AO PRÓXIMO. 11 – As muito encapotadas na oração evidenciam pouco entendimento, porque OBRAS QUER O SENHOR. Alegrar-se que louvem outros: HUMILDADE. Alegria em que se conheçam as virtudes das Irmãs e encobrir suas faltas. 12 – Havendo quebra nisto, estamos perdidas. De contrário, chegareis à verdadeira união. Se existe falha aqui, mesmo com gostos na oração e alguma suspensãozita, sinal é que NÃO CHEGASTES À UNIÃO. Pedir AMOR DE DEUS e do PRÓXIMO e deixar o senhor fazer...Olhar Jesus na Cruz.

CAPÍTULO IV

1. A borboleta não descansará nem em contentos terrenos, nem em gostos espirituais. 2 – Oração de união. 3 – Imagem do matrimónio para melhor explicar, só que nada tem a ver. 4 – Vir à fala -(entendimento e vontade), para maior conhecimento e amor; contrato – saber dos gostos de um e de outro (IV M.); enamoramento: permanente ferida de amor; dar as mãos: compromisso de vigilância e protecção; troca de presentes: jóias do conhecimento da Sua grandeza, do próprio conhecimento, de ter em pouco as coisas da terra. 5 – Fugir das ocasiões, pois ainda superam as forças que tem, já que a comunicação não passou de "uma vista de olhos". O diabo tudo fará para impedir este desposório. 6 – Com esta alma, aqui perdem-se muitos. É que amamo-nos muito e aos nossos direitos. 7 – Antecipa objecções – estando tão perto e separadas do mundo, como perder-se? Responde com o exemplo de Judas. 8 – O demónio com muita subtileza disfarça de bem coisas que obscurecem o entendimento e a vontade: engana, entibia, debilita o AMOR. Deus permite, para provar o amor da pessoa. 9 – Pedir graça na oração, desconfiar de si. Termómetro: verificar virtudes, especialmente o amor de umas para com outras e o desejo de ser tratada como a menor de todas. 10 – TEMOR: se não há crescimento, é sinal de que o diabo ronda. 11 – Ajuda de Deus para prosseguir o discurso.

VI MORADA

CAPÍTULO I

1. Alma ferida de amor, tudo deixa que a impeça a solidão, pois está determinada em não tomar outro esposo. Tem esculpida fortemente a sua imagem, que anseia revê-la (compar.) para mais a gozar. Determinada a tomá-lO como esposo. Este, porém, exige provas, para tal bem, que serão rudes trabalhos, inaguentáveis, sem aquele "aperitivo" 2 – Sofrerá imensos trabalhos interiores e exteriores, de tal modo que se antes os conhecessem, não se determinariam a tal, a menos que vivessem já na sétima morada. 3 –Todos se põem contra, acusando-a de fingida, de ser enganada pelo demónio, sendo os mais amigos quem mais a fazem sofrer, pois até os confessores engana. 4 –Já não encontrava quem a quisesse ouvir na confissão e uns avisavam-se aos outros. Claro que outros dizem bem, mas isso também aflige, pois há bem pouco se via mergulhada em grandes pecados. Deixa de se importar, pois: - tanto se diz bem como mal; - O Senhor mostra que todos os bens são dEle; - por isso veio algum bem a alguma alma, pois o Senhor se serve desse meio; - tem diante de si apenas a honra de Deus; - 5 –Sofre mais que em público a tenham por santa. Os ditos são como música suave, nada lhe dizem. Até ganha afeição aos detractores, pois, se Deus o permite é para bem. 6 –Doenças, se muito graves, são de grande tormento. Desejaria um martírio rápido. Escolheria esse caminho para se parecer com Jesus. 7 – Ela esteve toda a vida com doenças e trabalhos, que são pouco para o inferno que merecia. Contudo, os sofrimentos interiores superam tudo o mais. 8 –Incompreensões de confessores, porque quem lhe fala desses assuntos é imperfeita e então ou provém do demónio ou é melancólica. Se a alma foi e é pecadora este tormento é terrível. Quando o confessor dá segurança, a dor aplaca-se, mas volta depois, especialmente se seguida de aridez. 9 – Pensa que se não disse bem aos confessores e que é o demónio, sendo reprovada por Deus. Um confessor entendeu-a e quis ajudá-la, até perceber que não estava em si fazê-lo. Aridez extrema. 10 – Único remédio, esperar na misericórdia de Deus, que com uma só palavra, repõe a bonança, como se não tivesse havido tormenta. 11 – Esta ajuda a entender a própria miséria. Os dons porventura recebido, não deixam qualquer marca e parecem de fantasia. 12 – Nenhum remédio se encontra cá, pois isto provém do alto. Conhecê-lO e à nossa miséria, importa. 13 –Nem se sabe explicar, pelo que, o melhor será dedicar-se a obras de caridade exteriores e esperar na misericórdia de Deus. 14 – Outros sofrimentos traz o demónio, mas não entorpecem as potências. E se sucedem é porque Deus o permite. 15 – Outros trabalhos, de outras esferas, embora maiores.

CAPÍTULO II

1. Não esquecemos a borboleta, pois são estes trabalhos que a fazem voar. O Esposo fará que a esposa suspire por Ele, chamando-a suavemente do interior. Ela sofre de modo novo. 2 – Difere de tudo o que é terreno e também das experiências anteriores. É uma pena saborosa e doce. Queixa-se-lhe com palavra de amor, pois entende que está presente, sem se querer manifestar. 3 – Como Deus, estando presente, chama? Sim e recolhe a gente restante, que anda pelas outras moradas. 4 – Como se do braseiro de Deus saltasse uma chispa para a alma. Insuficiente para a incendiar, por isso dor saborosa, que vai e vem. 5 – Aqui os sentidos e potências estão despertos, tentando perceber o que sucede, mas sem conseguir tirar nem pôr. 6 – O demónio pode dar deleite que pareça espiritual, mas só opera fora e nunca dá sabor e paz. É pena e quietude profundas. Esta provém de outra região onde ele não domina, e pelos grandes proveitos que ficam: - determinar-se a padecer por Deus, desejar trabalhos, determinação em afastar-se de conversações e outras coisas terrenas. 7 – É verdadeiro, pois não pode provocá-los, do interior da alma e não deixam dúvidas. A melancolia vem da imaginação. 8 – Outras vezes sobrevem, de repente, quer esteja pessoa rezando, quer distraída, com uma suavidade que a invade toda, mas aqui não há dor nem pena e é mais frequente. Também nisto não há que temer.
CAPÍTULO III
1. Deus parece que fala à alma, de muitas maneiras: de fora, longe, perto, do íntimo. Algumas vezes até parece que se ouvem. Aqui é necessário cuidar que não venham da imaginação ou se pessoa é melancólica. 2 – A este tipo de pessoas convém reiterar que isso não é o essencial no seguimento do Senhor pois, o demónio pode forjar ilusões. Não alvorotar com dúvidas ou afirmações da proveniência demoníaca, porque tentarão, por todos os meios provar o contrário. 3 – Atalhá-lo, no início, pelo mal que pode fazer a outrem. Se for de Deus, contrariá-lo é modo de a levar adiante. Evitar inquietar a pessoa. 4 – A estas falas pouco importa dar crédito, não sendo para o servir e amar. Podem ser da imaginação ou do demónio e contradizer a Escritura. Não lhes dar atenção, acabarão por desaparecer. 5 – Sinais verdadeiros: a) o senhorio que trazem consigo, retirando-lhe qualquer pena ou desolação e dá muita luz. 6 – b) Deixa recolhimento e quietude na alma. 7 – c) Gravam-se na memória muito tempo ou sempre, com certeza e segurança, ainda que pareça que tudo vai ao revés do que entendeu. Demora em cumprir-se, duvida. Morreria por aquela verdade. O demónio tentará levar proveito, enfraquecendo a fé. 8 – Negada autenticidade por confessores e acontecimentos, no íntimo a certeza e, ao cumprir-se alegra e dispõe ao louvor. 9 –Que se realize, para que Deus seja acreditado, ainda que lhe sobrevenham muitos trabalhos. 10 – Não sendo de Deus, falham certeza, paz e gosto interior. Quem for experimentado não confundirá. 11 – Se do demónio, falham estas características. Mesmo tendo-as, em coisas de gravidade e em relação a outros, tem que ser aprovado pelo confessor letrado e avisado. Se confessor não tiver a luz do Espírito, não haverá culpa de se não cumprirem. Perigoso seguir o próprio parecer. 12 – Deus pode falar, claramente, bem no íntimo da alma, dando a certeza de que é lugar onde o demónio não entra. Efeitos: a) (não da imaginação, ao modo de sonho), pois o modo e estilo ficam gravados com muita força. 13 – b) Ocorrem em coisas não pensadas antes, a desoras. 14 –c) Aqui é como quem ouve. (Imaginação, como compõe). 15 – d) As palavras diferem: uma só diz muito. 16 – e) Juntamente com as palavras entendem-se outras coisas. Temor de outras origens. Nunca o demónio poderia deixar tais efeitos. Também não danifica, se pessoa não seguir por sua iniciativa. 17 – Com os regalos, veja se fica melhorada, confundida: aí espírito de Deus. Quanto maior a mercê, maior a confusão da pessoa: - considera-se indigna; - lembra os seus pecados; - esquece o próprio lucro, mas só da honra de Deus; - anda com mais temor em não torcer a vontade de Deus; - certeza de não merecer tais dons, antes ter merecido o inferno. Não tema. 18 – É impossível deixar de prestar atenção a estas falas, tal é a sua força. Deus pára todas as outras potências, de modo que pessoa entende que outro é o dono e governador do seu castelo, o que lhe dá devoção e humildade. Que só queiramos contentar Deus e esquecer-nos de nós.

CAPÍTULO IV

1. Trabalhos desassossegam a borboletazinha, fazendo-a desejar gozar Deus. Conhecendo própria fraqueza. Precisa ânimo para o tomar por Esposo. 2 –Ao contrário do que sucede cá, se Deus não intervém, não podemos dispor-nos ao desposório, tal é a nossa fraqueza para coisas do céu. Para se unir com ela, Deus tira-a de si (arroubamentos). 3 – Uma palavra ouvida, entra no interior da alma, como centelha, pega o fogo. Renova-a e perdoa-lhe culpas. Deus apieda-se dos seus desejos dEle. 4 – Antes nunca tão desperta, com tão grande luz e conhecimento de Deus. 5 –Deus pode descobrir-lhe segredos, que ela lembrará, por lhe terem ficado gravados para sempre. Umas coisas sabem dizer-se, outras não, conforme deve ser a vontade do Senhor. 6 –Levam-na a adorar a grandeza divina. 7 –Moisés disse só o que Deus quis. Assim nós só temos que acreditar e louvar muito. 8 – Assim arrebatada pelo Senhor, apenas o goza. Ele pode fazer-lhe ver o que existe no aposento. Observa tudo, globalmente, maravilha-se, mas depois não saberia dizer o que viu, a menos que Deus o quisesse. 9 – Se não mostrados estes segredos, creia que não teve arroubamento. O Senhor, levando-a consigo, manda fechar as restantes moradas e vai-lhe mostrando um pouco do que ganhará como esposa. É Misericórdia. 10 – A comunicação de Deus a estes vermezinhos vale todo o nosso sacrifício. Todos os gozos do mundo são nojo e lixo, diante destes tesouros. 11 - Temos manchas nos olhos ou terra, que se não tiramos, que não ficamos de todo cegos. Conheçamos esta imperfeição e peçamos que Ele nos tire destas misérias. 12 – Sendo coisas que Deus dá a quem quer, se amássemos a Deus como Ele nos ama, dava-no-las a todos. 13 – Ao arrebatar a alma, tira-lhe o fôlego e, ainda que tenha os sentidos, não pode falar. Outras vezes tira-se-lhe tudo, de repente, ficando gelado todo o corpo, nem se percebendo que respira. Dura pouco. 14 – Saída da suspensão, a vontade permanece embevecida (para amar, adormecida face ao apego das criaturas e ao entendimento alheio), chegando a permanecer, assim, dias. 15 – Tornada a si, vem-lhe grande confusão e desejos de se dar de todo. Queria que tudo fossem línguas para O louvar. A força do amor leva-a a achar nada tudo quanto faz e só quereria padecer por Ele. 16 – Especial gozo, se acontece em privado. Em público é grande a confusão (falta de humildade: ou louvam a Deus ou murmuram dela e de ambas a pessoa ganha) do que pensarão, dando ocasião a maus juízos. Deus quer mostrar que a pessoa é já sua de todo e ninguém lhe toca, seja no corpo, honra ou fazenda. Se ela se não aparta do Esposo, Ele será o seu amparo. 17 – Os efeitos destes arroubamentos diferem dos que enganam as almas.

CAPÍTULO V

1. Outro modo de suspensão é um célere arrebatamento, que leva consigo a alma. É preciso fé, confiança e resignação, para que Deus faça o que quer. Inicialmente também se duvida ser de Deus. 2 – Não se lhe pode resistir. Com se um levantador de pesados pegasse numa palha. 3 – É como se Deus abrisse todos os mananciais naquela albufeira onde nasce a água sem ruído. Então levanta-se uma onda alterosa e com ela a nossa barquita, sem poder controlar nada. 4 – É preciso grande ânimo e entregar-se com suas faltas à misericórdia de Deus. 5 – Quando Deus levanta a alma e lhe mostra seus segredos, se em visão imaginária, ela pode dizê-los, de tal modo ficam gravados na memória, mas não se for visão intelectual. 6 – Deus disse a uma alma, desconsolada, por nada ter para oferecer a Deus, que oferecesse a vida, paixão e morte de Jesus. Consideremos sempre a nossa miséria e que nada temos que não tenhamos recebido. 7 – Neste arrebatamento acha que sai do corpo e entra em outra luz que nunca poderia fabricar. Ensinam-lhe ali muitas coisa, de outro modo inalcançáveis. Aqui entra a imaginação, pois vê e conhece tudo. 8 – Algumas vezes ocorre, em simultâneo, visão intelectual. Julga que não está no corpo. 9 – Como o sol, sem sair de si, faz chegar à terra os seus raios, com a velocidade de um tiro, sai de si e aprecia o que nunca pudera imaginar. Sai de tudo com grandes efeitos, como indiferença para quanto anteriormente apreciava. 10 – Isto não pode vir do demónio, que não dá sossego e paz. Sai-se com: - conhecimento da grandeza de Deus; - conhecimento próprio e humildade; - ter em pouco as coisas de cá, se não para o serviço do senhor. 11 – Estas as jóias oferta do Esposo, nunca sairão da mente dela, até que as goze para sempre. 12 – A vertigem da saída do corpo assusta, donde necessidade da coragem do Senhor.

CAPÍTULO VI

1. Desejaria não mais viver neste desterro e chora por ver-se aqui. Busca a solidão, mas todas as coisas a inflamam tanto, que a borboleta não sabe onde pousar. Não pode evitar arroubamentos públicos, donde vêm murmurações, mesmo dos confessores. 2 – Interiormente em paz, mas com medo de ser do demónio, pressionada pelos confessores, que lhe dizem peça outro caminho. Dividida, por perceber os ganhos deste, mas deve obedecer ao confessor e receia que o faz só por fora, temendo pecar, mesmo sem querer. 3 – Não quereria descontentar o Senhor, desejando vida eremita. Por outro lado, quereria estar no meio do mundo, para que este Senhor fosse melhor conhecido. Enfim, atada por ser mulher. 4 – Pobre borboleta, não acha descanso. Pede ao Deus Poderoso que a ajude a fazer algo por Ele, para que sua grandeza resplandeça. 5 – Deus deixa-a com esta força, habitualmente. Outras vezes deixa-a sentir a própria pusilanimidade, de modo a conhecer-se e que todo o bem o recebe. 6 – Estes desejos de ver a Deus podem aliviar-se, pois o entendimento está em si. Então importa distrair-se, não vá o demónio aproveitar-se, fazendo-a julgar-se muito adiantada. 7 – Há pessoas mais sensíveis que por tudo choram e, julgando isso bom, fomentam-nas. Dão lugar ao demónio, enfraquecendo, não podendo depois seguir a Regra. 8 – Não é exagero ver em tudo perigo. Estar sob suspeita. 9 – Em vez de querer lágrimas, queiramos trabalhar na virtude, que, esquecidas, o Senhor as dará para regar, pois nós à força de cavar, pode ser que não encontremos sequer uma charca. Assim, melhor colocar-se nas sua mãos e Ele dê o que entender. 10 – Às vezes o Senhor levanta tal júbilo interior, em posse de sentidos e potências, que bem desejaria fazer festa com todos para que Ele por todos fosse louvado. Isto não pode ser do demónio. 11 – Dele gozaram muitos santos, que eram tidos por loucos. Que pouco se usa, já que isso assim aconteça. 12 – Alegra-se e incita as irmãs a que tenham por costume louvá-lO, quando estão juntas, pois será lindo costume. 13 – Esta oração traz muitos lucros e dura como um dia: como se embriagada ou só podendo pensar no que a traz assim. Só consegue louvar a Deus.

CAPÍTULO VII

1. Não se pense que chegadas aqui, já não precisam chorar os pecados. Ao invés, quanto mais perto da luz, maior é a nossa treva. Até ao fim, sempre se terá. 2 - Conhece mais a Deus, portanto a própria ingratidão e atrevimento. As mercês são como rio caudaloso que vão e vêm. Os pecados, o lodo, que sempre está presente. 3 – Deseja a morte, para evitar sentir quão desagradecida foi. Não teme inferno, sim poder perder a Deus. Mas todo o temor é voltar a ofendê-lO. 4 – Não seguro esquecer quanto se ofendeu a Deus, apesar das grandes mercês, pois teria merecido o inferno. 5 –Quem chegou a estas alturas não deve entreter-se com a divindade, deixando de meditar em Jesus Cristo humanada. Falso e sabe-o por experiência própria. 6 – Quem for por outro caminho não chegará aqui, pois Jesus disse ser o Caminho, a Luz e quem O vê, vê o Pai. 7 – Algumas, chegadas a esta contemplação, resistem-se a discorrer sobre os mistérios de Cristo e deve ser que se tornaram menos capazes, pois exige maior esforço. No entanto, até chegar à última morada, perderá tempo. 8 – Tão desejosa de amar, não quereria dedicar-se a outras coisas, todavia não o conseguirá. Não seria bem ficar-se na aridez à esperar do fogo do céu. Ele o fará, quando entender, se nos sentimos indignas dele e nos vamos ajudando. 9 – Só na última morada, por estar muito em Deus. Entretanto, Deus quer que o busquemos, não ficando pasmados, a perder tempo. Pode ser que Deus tarde, mas nós conhecemos o caminho, andemos diligentes. 10 – Uma coisa é discorrer com o entendimento, outra representar verdades com a memória. Meditar é começar num episódio da vida de Cristo e ir discorrendo, pensando e sentindo... é oração admirável. 11 – Quem chegou à contemplação perfeita entende as coisas de outro modo mais perfeito; o entendimento representa-lhos e na memória gravam-se-lhe...e a vontade junta-se-lhe, desejando servir e padecer por quem tanto amou. Dos mistérios de Cristo retira centelhas para se inflamar no amor do Senhor. 12 – Siga este caminho, que se o Senhor a quiser levantar, a leva daqui, mesmo que o não queira. Contudo, o senhor leva as almas por variados caminhos. 13 – Algumas almas, chegadas à quietude, não querem já sair dali. Creiam que a vida é longa e não se fiquem por ali, pois temos necessidade de ver e contemplar como Jesus a passou. É boa companhia e quer que nos condoamos com Ele. Façam tudo para evitar este perigo. 14 – Por muito espirituais que sejam não devem fugir da humanidade de Cristo. 15 – O engano de Teresa foi embevecer-se ali, tendo descoberto que perdia tempo, pois não avançava na oração, nem crescia nas virtudes. Alguém a avisou do erro. Quer que todos os bens lhe venham por quem a comprou com o seu sangue.

CAPÍTULO VIII

1. Explicará um modo de como Deus se comunica, para que O conheçam se ele for servido e sempre O louvem pois pode fazê-lo. 2 – Estando descuidada, Jesus colocou-se-lhe a seu lado, sem O ver (visão intelectual). Entendeu donde vinham as falas que escutava. 3 –Foi ter com o confessor, que lhe fazia perguntas às que não podia responder, por não visualizar. Contudo sentia Jesus sempre com ela, conquanto só falasse se necessário. Deixava efeitos de paz e segurança, que não poderiam provir do demónio, nem da melancolia. 4 –Não sabia donde vinha tanto bem. Esta mercê traz grande confusão e humildade, pois vem de Deus. Daqui um amor para com o Senhor e maiores desejos de se entregar ao seu serviço, junto com pureza de consciência, pois está ao seu lado. Mercês muito mais frequentes. 5 – Grande dom para apreciar e agradecer, que quando desaparece deixa grande soledade. Nada porém se pode fazer para possuir. 6 - Se é Santo, Maria, o Senhor é inexplicável, pois a certeza vem-lhe dEle. É para admirar, louvar e dar graças por tudo. Procure fazer maiores serviços e ter-se a menor de todas. 7 – Os efeitos mostram que não é engano nem ilusão, pois dão muita paz. O demónio levantaria vanglória, não toleraria que ficasse só no Senhor, nem Deus permitiria tão largo engano. 8 – Se Deus levar alguma, não tenha medo, mas cuidado e procure esclarecer-se com alguém de letras. Mesmo que digam ser ilusão, encomendem-se a Deus, pois o próprio Senhor a consolará. 9 – A prioresa faculte ajuda, mas não ande de lado para outro, porque por vezes faz-se público e traz graves inconvenientes. 10 – É de grande ajuda este caminho, mas Deus, por vezes, conduz por aqui as mais fracas. Olhe-se às virtudes, a quem serve o Senhor com mais mortificação, humildade e pureza de consciência.

CAPÍTULO IX

1. As visões imaginárias são as mais perigosas, mas também mais proveitosas, pois de acordo com o nosso natural. 2 – O Senhor está connosco à maneira de uma jóia de poderes curativos, num relicário que nos emprestaram, mas não temos a chave para o abrir. Sabemos da sua presença, devido aos efeitos experimentados. 3 – Às vezes Deus quer mostrar-no-la. Assim fica-se mais gravada na memória. Assim aqui, Jesus mostra a Sua Humanidade, como um relâmpago, mas fica profundamente gravado na imaginação. 4 – O Senhor mostra-se, como um relâmpago, mas não a estes olhos. Fica-se em arroubamento perante tal beleza. 5 – Tal é a beleza e majestade, que se não pode duvidar de quem é. 6 – Infunde grande temor. Como será ao vir como juiz? 7 – É grande mercê, por ela bem empregues todos os sofrimentos da vida. Acho que o mais temível no juízo será ver olhos tão benignos, formosos e mansos, irados. 8 – Se for demorado, deve ser outra coisa, mas não visão. 9 – Pessoas de grande imaginação fabricam uma imagem e, passado o tempo, ficam frias, como se nada. Não viram o Senhor. 10 – Visão: alma distraída, surge os Senhor e repentinamente, alvorotando sentidos e potências, antes de entrar na paz. Alma fica tão ensinada de verdades, que já não precisa de outro Mestre. Certeza ser Deus, mesmo que lhe digam o contrário. Persistindo o confessor, começam as dúvidas. 11 – Aguardar para ver o fruto de humildade e fortaleza de virtudes. Se experiente, logo o confessor perceberá se é o demónio, pois anda envolvido em mil mentiras. 12 – Claridade em contar a oração ao confessor. E depois, mesmo que seja o demónio, havendo humildade e boa consciência, não vos fará dano, antes ganhareis, pois procurareis viver com esse Senhor que vos é representado. 13 – Nunca atender a que se façam agravos à imagem de Cristo, dizendo-o mansamente não o aceitar. 14 – É de grande consolo e proveito ficar com a imagem deste rosto formoso e mansíssimo. Nunca pedir que Deus nos leve por este caminho. 15 – Razões: - falta de humildade; - é engano ou em perigo de o ser; - a imaginação desejosa o forjará; - atrevido querer escolher caminho; - sofrem-se grandes trabalhos; - perdereis, por onde pensais ganhar. 16 – Seguro: querer o que Deus quer, que nos conhece, ama e quer o melhor para cada uma. Ponhamo-nos nas Suas mãos, determinadamente. Quem recebe estes dons não terá mais glória, estará sim obrigado a mais. Há santos que nunca as tiveram e não santos as gozaram. Não são contínuas, têm-se muitos trabalhos e há que só querer servir o Senhor. 17 – É grande ajuda para adquirir virtudes, mas se as tiver por seus meios, terá maior prémio. Havia pessoas que, se pudessem, escusariam estes regalos. 18 – Desejos de sofrer por Ele também são dons, que pretendem mostrar a gratuidade.

CAPÍTULO X

1. Estas aparições ocorrem: quando pessoa está muito aflita; está para vir algum trabalho; Deus se quer regalar com ela. Pretende tirar toda a aflição, de contrário, gozaria o demónio. Comunica-se Deus de outros modos, em que o demónio não pode ter cabida. 2 – Às vezes, na oração, vem de repente uma suspensão, onde lhe são ensinadas muitas coisas, não sendo visão da Humanidade é visão intelectual. Deus descobre-lhe verdades em si mesmo, pois fica gravada, num instante. Entende-se o mal do pecado, pois o fazemos, estando dentro de Deus. 3 – Deus é como formosos palácio de cristal e aí nós fazemos abominações e desonestidades. Como queixar-nos se falam mal de nós, sendo este Senhor tão agravado? 4 – Seguindo o Senhor, soframos e amemos a quem nos ofende. 5 - Por vezes Deus grava umas verdades, que deixam todas as outras obscurecidas, como que mostrando que só ele é a Verdade. 6 – Procurar andar em verdade diante de Deus e das pessoas e assim, ter em pouca conta este mundo de falsidades. 7 – Deus preza tanto a humildade, porque a humildade é a verdade e Deus é a Verdade. Não temos nada nosso e entendê-lo, agrada a Deus, pois damos-lhe o que lhe pertence. 8 – Deus quer fazer estes dons à esposa, como por antecipação das Suas grandezas. Em tudo dar-lhe graças e não temer, pois aqui já o demónio não tem cabida.

CAPÍTULO XI

1. A borboleta com estes dons fica ainda mais perturbada, pois cresce-lhe o desejo e a pena de não pousar em Deus. 2 – Estando com esta pena e dor, acontece que uma palavra, vinda de fora, não sabe donde, penetra-a como que uma flecha e entra no mais íntimo, reduzindo a nada o terreno, arrebatando com ela as potências, só com liberdade para que lhe crescer a dor. 3 – É arroubamento de sentidos e potências, estando o entendimento desperto, entendendo a diferença criatura – Deus, o que dá extremo sofrimento e leva a sufocar gritos. 4 – Presenciou, pensando que morria, pois desconjuntando-se-lhe o corpo com dores e frio, não o sente, tão grande é a dor da alma. O corpo fica ressentido por alguns dias e até parece que fica mais debilitado. Parece que ia entregar a alma. 5 – Até aqui podia minorar, mas não agora, pois é tão grande a sede, o não achar repouso, a soledade, que nada da terra a consola. 6 –Percebe-se ser preparação para a morada seguinte, mas não se deixa de sofrer e sofrer-se-ia até ao fim do mundo, se Deus fosse nisso servido. 7 – Avalia-se o que se sofre no inferno, que não é com gozo, lucro e fim. Soframos, agora, para nos livrarmos do fogo eterno, distinguindo a grande diferença de sofrer na alma ou no corpo. 8 – Resistir é como se, num fogo, uma chama não quisesse queimar. Não dissimulável, embora só testemunhem o exterior. 9 – Em momentos em que parecia estar quase a sair do corpo, quereria se afrouxasse a dor, para não acabar de morrer. Esta pena só é tirada com algum grande arroubamento ou visão, onde o Senhor a console e fortaleça. 10 – Fica com gosto de padecer, desprezo do mundo e desapego das criaturas e maior temor e cuidado de não O ofender, pois só Ele pode fartar a sua alma. 11 – Dois perigos de morte: esta pena e o intenso deleite que parece desfalecer e pouco falta para deixar o corpo. É pois bem necessário ânimo. 12 – Deus dá força, defende-a das perseguições e compensa-a de tudo, ainda nesta vida.

VII MORADA

CAPÍTULO I

1. Grandeza de Deus ilimitada bem como suas obras. Quanto mais soubermos que se comunica às criaturas, mais as louvemos. Como não prezamos a imagem de Deus em nós, não entendemos os segredos que contém. 2 - Que nenhuma impeça este grande dom de Deus: matrimónio espiritual. Que se louve Deus, nem que o mundo todo grite contra ela. 3 – O Senhor morar em nós, como no céu. Quando viu que alma sofreu muito com desejos dEle, mete-a lá consigo, antes deste matrimónio. 4 – Pedir muito pelas pessoas em pecado mortal. 5- Alma tem grandiosas dimensões interiores... até Deus lá tem morada. Deus fá-la entrar e leva-a ao centro, com sentidos e potências despertos. 6 –Que veja e entenda algo das mercês que recebe. Em visão intelectual mostra-lhe a Trindade – uma substância, um poder, um saber e um só Deus -, com uma inflamação de grande claridade que primeiro atinge o espírito. As Três pessoas falam-lhe e dão-lhe a entender aquilo de "vir e fazer morada". 7 – A diferença que há em crer e entender que tem em si esta Companhia! 8 – Não fica embevecida como antes, atendendo ao que for necessário e fica-se com tão divina companhia. Esforça-se por agradar a Deus presente. 9 – Esta presença não fica com grande clareza, mas não deixa de perceber esta Companhia. 10 – Todos os trabalhos e negócios já não a afastam daquele aposento, parecendo-lhe haver ali, vários. 11 – Vê diferença entre alma, espírito, potências, pela diversidade de como percebe os dons, no seu interior.

CAPÍTULO II

1. A primeira vez que Deus noticiou o matrimónio espiritual, foi por uma visão imaginária da Sua Humanidade, para ter certeza do dom. Apresentou-se-lhe ressuscitado e esplendoroso, depois de comungar. 2 – Todas as visões diferem, também, desposório e matrimónio. Aqui, a força, as palavras, a profundidade. Impossível separar Deus-alma. 3 – Como no desposório, o corpo é como se não existisse. União secreta no centro da alma, com Deus. No matrimónio faz lembrar aparição aos apóstolos, incutindo-lhes paz. Aí, Deus unido à alma, comunica-lhe segredos do céu, com suavíssimo deleite. 4 – Por poder voltar a separar-se, desposório e união diferem (as velas de cera que juntam pavio e chama e se podem separar) de matrimónio. Aqui a alma fica sempre com Deus naquele centro, como se caísse água num rio ou fonte; desembocadura de regato; entra luz de duas janelas e fica tudo um. 5 – Quem chega a Deus fica um Espírito com ele. Meu viver é Cristo. Morre a borboleta: sua vida é Cristo. 6 – Entende-se mais, passado o tempo, às vezes com muita força. Dos seios de Deus mana leite que sustenta toda a gente do castelo, servidores dos desposados. Do centro, vêm setas que dão vida à vida e sol, que chega às potências. Alma fica, ali, em paz. 7 – Sempre a paz pode encher-nos, caso nos esvaziemos e desapeguemos do ser criaturas. Jesus pediu que fôssemos UM COM O PAI. 8 – Deus quer-nos dentro, deixando quanto pode impedir este espelho reflicta Sua imagem. 9 – Aqui nem sentidos nem imaginação perturbam. Ande-se com mais temor de O ofender e desejos de O servir, grande confusão pelo pouco que faz e por quanto está obrigada. Grande dor é não poder sofrer por Ele. 10 – A Alma está sempre nesta paz, mas não os sentidos e potências. Há tempos de guerra e fadigas. 11 – Toda a barafunda exterior não a retira do centro, pois as paixões já estão vencidas.

CAPÍTULO III

1. Na borboleta repousa Cristo. Efeitos verdadeiros: 2 – Esquecimento de si e do prémio – céu, vida, honra – em Deus. Deus confiou-lhe suas coisas; Sua Palavra tornou eficaz, nada conta senão a glória de Deus. Por ela daria a vida. 3 –O exterior executa, dolorosamente, salvo se trata da honra do Senhor. 4 – Deseja padecer, mas com paz, pois interessa o cumprimento da vontade de Deus. 5 – Gozam interiormente com perseguições e cobram amor a quem as provoca, sofrendo por não poder tirá-los de alguns trabalhos e dar-lhes-iam com prazer todas as mercês que lhes faz o Senhor, para que não mais O ofendam. 6 – Antes desejava morrer para gozar o Senhor. Agora quer viver para sofrer e servir, para que o Senhor seja louvado. Sua glória: que o Senhor não seja ofendido. 7 – Alguma vez regride, mas logo cai em si e quer viver, por ser a oferenda mais custosa que pode oferecer-Lhe. 8 – Sua Majestade é quem vive, por isso não aspira a gozos, mas aos tormentos que Ele teve em vida, ao menos em desejos. Desapegada de tudo. Desejo de soledade e de aproveitar a alguma alma. Sem aridez, mas memória e ternura com o Senhor, louvando-O. Distraída, o Senhor chama-a do centro da alma, despertando as potências, com grande suavidade. Percebe que não é de si. 9 –Não houvendo outro, grande seria o ganho dos toques suaves e penetrantes do Senhor. Também na oração de união, se cumprimos os seus mandamentos. Reconhecer donde vem tão amoroso recado e louvá-lO. Nunca deixar de atendê-lO, mesmo que seja em público, dispõem vontade a determinar-se. 10 – Aqui em paz, com certeza de estar em Deus e sem temor do demónio. Nada têm a ver aqui os sentidos e potências, pois Deus introduziu a alma onde tudo lhe vem dEle e ela só cabe estar disposta. 11 – Tudo ocorre em silêncio e olhando Deus como que por fresta. Raramente e por pouco tempo perde esta visão. 12 – Já não tem arroubamentos, nem soledade. Goza e repousa naquela companhia. Parece que Deus a fortaleceu, dilatou e habilitou. 13 – Deus dá, com o ósculo o que antes a esposa pedia. Lembra a Escritura e deseja que cristãos a leiam. Esta não é paz definitiva e poder-se-ia perder, se nos afastássemos de Deus. 14 – Quanto mais favorecidas de Deus, mais temerosas e acobardadas de si mesmas. Desejam só servi-lo e tudo entregam à misericórdia de Deus. 15 – As tempestades existem, mas depressa passam e não afectam.

CAPÍTULO IV

1. Por vezes as coisas da ronda do castelo importunam a alma. 2 – Deus fortalece-a para não torcer vontade de Deus e sua determinação. É para permanecer na humildade, sabendo o que é e quanto deve ao Senhor. 3 – Têm imperfeições, pecados inadvertidos e tormentos, também por verem as almas que se perdem e sempre andam com temor. Suplicar ao Senhor que Seu temor é grande dom. 4 – Deus dá estas mercês para que se possa seguir Jesus no padecer. 5 – Os que andam mais perto do Senhor mais padecem. Os dons especiais de Deus vêm para os fortalecer. 6 – As pessoas que vivem perto de Deus não fazem caso da honra. A oração e matrimónio espiritual têm uma finalidade: nasçam obras, virtudes. 7 – Prova dos dons divinos: pôr por obra os desejos e petições da oração. 8 – Ser espiritual é ser escravo de Deus, para que Ele a possa vender por escravos de todos, como Ele o foi. Alicerce deste edifício é a humildade, portanto determinar-se a ser a menor de todas. 9 – Não se ficar em rezar e contemplar, mas exercitar-se nas virtudes, pois quem não cresce, decresce. 10 – A paz interior desta alma é para não ficar sossegada, nem ociosa, no exterior. Fortalece-a a companhia do Forte. 11 – Contagiada daquela fortaleza e com os manjares ali recebidos, contagia toda a gente do castelo e da cerca para trabalhar, conquanto tudo lhe pareça nada. 12 –Utilizar estas forças para servir; na oração, indo por caminhos trilhados. Marta e Maria devem andar juntas. 13 – A melhor parte de Maria seria pelo que ia sofrer no seguimento de Cristo. 14 – Às vezes o demónio dá-nos desejos impossíveis, para que creiamos que fizemos o que devíamos, tendo deixado por fazer o que está na nossa mão. Humildade, mortificação, serviço, caridade e amor do Senhor tal, que a todas incendeie no Seu amor. 15 – Quanto melhores forem, mais agradará ao Senhor o serviço e orações. O mais valioso é o amor. 16 – Encontremo-nos sempre onde sempre O louvemos.

Printfriendly

Apparitions of Heaven in Brazil. Last Divine Mercy for the world. Messages of Peace, Love, Conversion and Hope| |Mensagens do Céu. Última Misericórdia Divina. |Mensagens de Amor, Paz, Conversão e Esperança|
♥Messages from Heaven to you.
Mensagens do Céu para você.
Mensajes del Cielo para usted.
留言从天上给你。
당신을 위해 하늘의 메시지.
あなたのための天国からのメッセージ。
आप के लिए स्वर्ग से संदेश।♥
CAMPANHA DO SILICONE PARA IMAGENS DE NOSSA SENHORA

"FAÇAM AS MINHAS IMAGENS. QUANDO VOCÊ TIVER FEITO UM CERTO NÚMERO DE IMAGENS O PODER DE SATANÁS SERÁ ABALADO E CERTAS OBRAS DELE CAIRÃO POR TERRA." (NOSSA SENHORA RAINHA E MENSAGEIRA DA PAZ NAS APARIÇÕES DE JACAREÍ)

AJUDE A OBRA DE SALVAÇÃO DA MÃE DE DEUS COLABORANDO NA CAMPANHA DO SILICONE (BORRACHA PARA FAZER MOLDES DE IMAGENS).

DOE R$ 70,00 PARA AJUDAR COM DOIS KILOS DE SILICONE

DOE R$ 105,00 PARA AJUDAR COM TRÊS KILOS DE SILICONE

SE VOCÊ DESEJAR TAMBÉM PODE CONTRIBUIR COM OUTROS VALORES MAIORES PARA MAIS SACOS DE GESSO, TINTAS, SELADORA, MADEIRA PARA MOLDE, PARAFUSOS, CATALISADOR DE RESINA, ETC

AJUDE DEPOSITANDO NA MINHA CONTA NO BANCO:

MARCOS TADEU TEIXEIRA
CAIXA ECONOMICA FEDERAL
AGENCIA 4068 OPERAÇÃO 013
CONTA POUPANÇA 0028760-5


SE PREFERIR TAMBÉM PODE DEPOSITAR NO BANCO DO BRASIL

Banco do Brasil
MARCOS TADEU TEIXEIRA
Agencia 0683 -1
Conta corrente 2176 -8


DEPOSITE NOS CAIXAS ELETRÔNICOS OU NAS LOTÉRICAS. NÃO É PRECISO VOCÊ TER CONTA NA CAIXA PARA DEPOSITAR. REPASSE PARA TODOS PARA QUE MAIS GENTE AJUDE.

O NOME DOS BENFEITORES DO SANTUÁRIO SERÁ COLOCADO NO ALTAR DE NOSSA SENHORA PARA RECEBER TODOS OS ROSÁRIOS QUE FOREM REZADOS NO SANTUÁRIO NA SUA INTENÇÃO E DE SUAS FAMÍLIAS.

OBRIGADO POR SUA AJUDA NA MINHA MISSÃO DE SALVAR ALMAS PARA DEUS E LEVANTAR A CASA DA NOSSA MÃEZINHA DO CÉU NOSSA SENHORA MENSAGEIRA DA PAZ!



Remessa Internacional ou Nacional

Conta Internacional do Santuário:


Agência: 0314
Operação: 003
Conta: 54870
Bic code (cefxbrsp)
Código do Banco: 00104
Caixa Econômica Federal